A autoestima pré e pós cirurgia bariátrica

A opção pela saúde, principalmente, é o que leva pacientes a decidirem pela cirurgia bariátrica que tende a melhorar a saúde comprometida pelo excesso de peso e por outras doenças. A redução de estômago possibilita o desenvolvimento, ao longo do tempo, do peso ideal para a maioria dos pacientes. No entanto, essa diminuição de peso de forma rápida causa efeitos indesejados como excesso de pele e flacidez, além da queda de cabelo.

Durante as primeiras consultas, os profissionais buscam entender qual a expectativa do paciente com relação à cirurgia. Muitos destes não têm uma imagem corporal definida antes da operação, ou possuem uma imagem fantasiosa, passando a entender melhor seu corpo e a necessidade da cirurgia com o aconselhamento do especialista.

Para evitar possíveis frustrações, o cirurgião tem um papel fundamental por ter mais proximidade com o paciente, podendo alertar sobre as mudanças positivas que irão acontecer e sobre os processos que podem ser adotados posteriormente para combater as insatisfações.

Conforme perde peso, o paciente que realizou a cirurgia bariátrica desenvolve uma atitude mais positiva e autoconfiante. Com o passar do tempo o excesso de pele passa a incomodar e pode ocasionar em problemas psicológicos. Além disso, principalmente as mulheres, podem ter problemas de autoestima por conta da queda de cabelo. Em ambos os casos, o ideal é que os pacientes possam entender que estes são fatores temporários. Conforme necessário, os mesmos podem ser encaminhados para dermatologistas e psicólogos para auxiliar no processo de aceitação.

Uma das etapas mais importantes do tratamento pós cirurgia bariátrica é a retirada do excesso de pele flácida que permanece no corpo para que a autoestima do paciente seja recuperada. Em muitos casos as cirurgias reparadoras são indicadas para a continuidade do tratamento. Sendo recomendado ao paciente que tenha paciência para fazer uma cirurgia de cada vez, visando manter, em primeiro lugar, a saúde. O SUS oferece diferentes técnicas plásticas para os pacientes, como a abdominoplastia, mamoplastia, braquioplastia, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *