Cuidado! Há risco de dependência de bebida alcóolica após Cirurgia Bariátrica

Recentemente, descobrir que quem faz a cirurgia bariátrica, metaboliza o álcool mais rapidamente e o paciente pode ainda levar mais tempo para retornar à sobriedade. Os resultados de um novo estudo publicado na revista Surgery for Obesity and Related Diseases indicam que pacientes submetidos ao Bypass gástrico desenvolvem problemas com o uso de bebidas alcóolicas, muitas vezes, anos mais tarde.

Mesmo com as contraindicações, é relativamente comum que pacientes submetidos à cirurgia bariátrica façam o consumo de bebidas alcoólicas após o processo. Entre as condições para que isso aconteça está a compensação pela perda de peso. O paciente acredita que após ter emagrecido pode beber moderadamente e acaba “contornando” as restrições impostas. Há também o fator social, uma vez que o paciente pode se sentir mais à vontade para consumir bebidas dentro do seu círculo social e familiar. Aos poucos o paciente pode tornar esse consumo recorrente. 

Vale ressaltar que o uso abusivo no período pós-operatório é a principal causa da recidiva (reganho de peso), fator que pode afetar também a saúde psicológica e a autoestima de pacientes que passaram pela cirurgia bariátrica. O ideal é seguir as recomendações médicas e contar com o apoio do maior número de pessoas e profissionais no pós-operatório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *