HRAN retoma cirurgias bariátricas este mês, entenda os caminhos até o procedimento

Atualmente a fila se encontra com cerca de 250 pessoas que já passaram por todos os exames e estão aptas para realizar a cirurgia

 

No mês de novembro o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) vai retomar as cirurgias bariátricas que estavam suspensas por causa da pandemia desde março do ano passado. Atualmente, a fila de espera para esse procedimento se encontra com cerca de 250 pessoas que já passaram por acompanhamento médico, por exames e estão consideradas aptas para a realização da cirurgia.

 

A médica Ana Carolina Fernandes é responsável pelo serviço no hospital e também presidente do Capítulo DF da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, ela afirma que aos poucos os procedimentos de cirurgia bariátrica estão sendo retomados e que agora pretendem voltar ao ritmo de antes pandemia.

 

O procedimento  

A cirurgia bariátrica envolve muitos fatores além de só o procedimento cirúrgico e por isso conta com uma equipe de médicos de várias especialidades (endócrino, cardiologista, pneumologista), cirurgiões, nutricionistas e psicólogos.

 

Na rede pública, por exemplo, o paciente primeiro vai até uma unidade básica de saúde da sua cidade e lá é encaminhado para um endocrinologista onde é verificada a indicação de cirurgia.

 

Segundo a médica Ana Carolina, a operação dura em torno de uma hora e meia e o paciente consegue alta em até dois dias depois da cirurgia, pois a técnica cirúrgica por vídeo proporciona isso. Esse tipo de procedimento também proporciona ao paciente a volta ao trabalho e às atividades rotineiras com mais rapidez.

 

Após a bariátrica, é de suma importância que o paciente continue o acompanhamento com os profissionais de áreas como nutrição e psicologia (como por exemplo, os cuidados com a mente e suplementação da alimentação), pois o pós-operatório é que define os resultados que o paciente quer atingir, sejam eles estéticos ou de saúde. 

 

O acompanhamento é essencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *